lundi 4 juillet 2016

História do Brasil - Primeira República

Primeira República – Período de instabilidades

O Brasil teve vários períodos conturbados em sua história. O advento da República não tem como fugir desta característica, em um período que podemos chamar de Primeira República que começou com o 15 de Novembro de 1889 e terminou com o 3 de Outubro de 1929.
Este período é interessante, sobretudo para a minha pessoa, carioquíssima, pois os personagens foram quase todos homenageados com nome de praças, ruas e monumentos que estive acostumado a passar durante a minha infância e minha adolescência, quando trabalhei vendendo jornais no sinal da zona sul ou como office boy no centro do Rio de Janeiro.
É impossível para mim hoje não conseguir aludir a Praça XV, local de parada de quase todos os ônibus que vem dos subúrbios, zona oeste e baixada fluminense, como homenagem a Novembrada promovida por Deodoro, WandenKolk, Benjamin Constant, Demétrio Ribeiro, Quintino Bocaiúva, Campos Sales e Ruy Barbosa, tão estudado por José Murilo de Carvalho no  livro Formação das Almas.
Estes nomes são inesquecíveis para mim, principalmente porque Marechal Deodoro da Fonseca foi o nome da minha escola municipal de ensino fundamental e ao mesmo tempo a estação de trem da Zona Norte que eu descia para ir para o meu serviço militar obrigatório aos 18 anos de idade. Almirante WanderKolk era o nome do Centro de Instrução para oficiais do Quadro Complementar, localizado numa ilha no meio da Baía de Guanabara, que tinha a sigla em homenagem a este republicano, chamada de CIAW. Enquanto Benjamin Constant é o nome de uma rua localizada no bairro da Glória que até hoje tem a igreja positivista, associando diretamente à defesa da ideologia do Ministro da Guerra o 1º Governo Provisório que tinha o seu chefe máximo o Marechal Deodoro. Por fim, a lembrança de Ruy Barbosa estava associada a minha infância quando morei no bairro do flamengo na avenida paralela à avenida beira mar que homenageava este ilustre homem, chamado também de Águia de Haia, numa rua que tinha a fama de ser a segunda rua mais cara do Rio de Janeiro, depois da Vieira Souto em Ipanema.
Em um período em que o Estado havia sido declarado Laico a partir das intervenções do Ministro da Justiça Campos Sales, o voto tinha deixado de ser censitário, à exceção do que havia sido instituído pela Lei Saraiva de 1881[1], a Primeira República era legitimada apenas por 5% dos eleitores(portanto, menos do que na monarquia parlamentarista que atingiu o ápice de 10% de eleitores em 1870).
            A constituição brasileira de 1891 além de ser positivista, valorizava muito os militares, embora proibisse a guerra de conquista em seu artigo 88, a Carta instituiu o federalismo, permitindo que os Estados tivessem direito a contrair empréstimos no exterior e ter força militar própria, como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, instituindo uma espécie de federalismo dos fortes. No entanto, no plano social a educação básica foi passada como responsabilidade dos Estados, bem como não garantia qualquer forma de proteção ao trabalho. Ruy Barbosa, como relator informal da constituição, preocupado com possíveis indenizações que o Estado brasileiro deveria pagar aos antigos proprietários de escravizados, manda queimar todos os arquivos públicos sobre a escravidão.
Ruy Barbosa além de relator informal era o Ministro da Fazenda do governo provisório e acabou inundando o Brasil com papel moeda impressos por casas bancárias com o intuito de trazer maior liquidez para uma economia que tinha que trabalhar com o fim da escravidão. Um fenômeno chamado de encilhamento que teve como resultado a quebradeira generalizada e uma alta inflacionária duradoura.
Este ensaio de república teve como desfecho a renúncia de Deodoro que tentou fechar o congresso e acabou sendo sucedido pelo Marechal Floriano Peixoto, também homenageado por praças, não tão famosas e o quartel que servi como soldado topógrafo de artilharia, o Regimento Floriano, localizado à vila militar.
O marechal de ferro Floriano Peixoto, interviu em todos os Estados, tentou controlar o Supremo Tribunal Federal, tendo uma levante federalista ferrenha por parte do Almirante Custódio de Melo, Almirante Saldanha da Gama, José do Patrocínio e Olavo Bilac, desde 1893 a 1895. Embora Custódio de Melo, uma homenagem a um famoso navio da Marinha do Brasil atualmente, e Saldanha da Gama tenham sido resistentes em sua empreitada, Marechal Floriano não cedeu e autorizou os massacres do coronel Moreira César na cidade de homenagem ao marechal de ferro: Florianópolis(cidade do Desterro). Além de receber apoio norte americano de uma esquadra e mercenários improvisados e da população, pelas medidas populares de congelamento dos alugueis e rompimento diplomático com Portugal[2].
O braço forte de Floriano resultou na criação pela primeira vez de um partido de expressão nacional, promovida pelo general e deputado Glicério (também nome de uma rua que eu frequentava na minha juventude em Laranjeiras), o Partido Republicano Federal.
O Partido Republicano Federal acabou conquistando uma vitória política considerável ao eleger  o civil Prudente de Moraes como presidente, diante da fragilidade ao final do governo Floriano com a eclosão da Guerra de Canudos no norte  e a revolta Federalista no sul do país , porém a instabilidade aumentou com as tentativas de golpes dos jacobinos da República[3] e que só se estabilizaria após a entrada de Manuel Ferraz de Campos Sales, ex-ministro do governo provisório, governador de São Paulo e depois com a entrada de Marechal Hermes da Fonseca.



[1] Lei Saraiva de 1881 censurava a participação de analfabetos
[2] Um navio português concedeu asilo aos rebeldes da Revolta da Armada permitindo que fugissem para Buenos Aires e entrassem de novo no território brasileiro para apoiar os federalistas no sul do Brasil
[3] Jacobinos da República eram os republicanos radicais que levaram o fim da monarquia e se compunham de positivistas e militares, defendendo o centralismo do Estado na política e na economia, o qual deve regular e atuar a vida em sociedade.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire